sábado, 26 de maio de 2012

Colonia del Sacramento - Uruguai

(se você preferir, organizei as informações desse blog num site de dicas de viagem: http://dicasdeviagem.weebly.com)

Colonia del Sacramento é uma cidadezinha do Uruguai há apenas 1h de Buenos Aires que foi motivo de briga entre portugueses e espanhóis durante anos.

Pra ir de Buenos Aires até lá, pode-se utilizar barcos que cruzam o rio da Prata. Você vai encontrar opções de barco de alta velocidade (1h) e de baixa (3h). A Buquebus é a empresa com mais opções de viagens, mas também é possível utilizar a Seacat (tem barcos menores e de alta velocidade).
Esses barcos saem de Puerto Madero, no terminal da Buquebus (peguei o Seacat nesse terminal).
Sobre essa viagem de barco, vale lembrar que como é um trecho internacional, os barcos têm duty free shop.


Terminal da Buquebus em Puerto Madero - Buenos Aires



Nascer do sol na saída do Seacat em Puerto Madero


Farol do ferry boat em Colonia del Sacramento

Chegando em Colonia, comprei um ticket para o ônibus turístico. Como eu iria passar apenas 1 dia, não quis correr o risco de não conseguir caminhar pelos principais pontos da cidade.
Lembro que junto com o ticket do barco (que comprei pela Internet com desconto) era possível já comprar o ticket do ônibus turístico e o almoço. Acabei almoçando no mesmo restaurante que era indicado no site da Seacat como parte de um pacote (restaurante Renata). O self-service para quem comprou o tour era muito bom, mas acho que é mais interessante comer nos restaurantes do bairro histórico (dentro das muralhas), pois os restaurantes são "restaurantes - atelier" e acho que vale a graça local. Eu acabei provando uma Parrillada lá... bom, não sou lá muito fã de carne com nervos e gordura e nem de linguiças pretas... apesar do cheiro ótimo, já vi que esse não é um prato pra mim (meu pai adorou).

Ah! Várias lanchonetes e restaurantes não aceitam cartão, então vale a pena levar algum dinheiro consigo.

Bom, comprado o ticket eu pedi dicas sobre local pra tomar café e na estação ninguém soube que indicar. Acabei comendo um lanchinho na própria estação. Caso você também resolva ir pra lá cedinho passar o dia, tenho uma dica melhor: saindo da estação e indo para a esquerda (sentido bairro histórico/muralha) você vai encontrar uma pousada que serve café da manhã (lá me pareceu uma opção muito melhor que o lanchinho na estação).

Área de atividades culturais ao lado da prefeitura (esqueci de marcar no nome do local, mas fica bem ao lado da estação de ferry boat, em frente a parada 2 (P2) do ônibus turístico)


Antiga estação de trem (desativada), ao lado do Parada 2 (P2) do bus turístico


A cidade toda é uma graça (não é atoa que o bairro histórico foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO). Vale reservar pelo menos umas 2h para caminhar pela cidade antiga com calma; assim dá pra tirar boas fotos. Caminhar nas ruas próximas ao bairro histórico também é uma boa ideia.

Fui em maio e, apesar do céu aberto e do sol, estava frio, principalmente, devido ao vento. As ruazinhas de árvores altas com cor de outono, calçadas cobertas de folhas, estavam muito charmosas.

Alguma rua perpendicular ao rio, próximo ao ferry boat 

Puerto de Yates - Marina (próximo a entrada do bairro histórico)

Vista do rio da prata através de portões (caminhando do ferry para o bairro histórico)

A entrada da Cidade Histórica ( Puerta de Campos ou Puerta de la Ciudadela) é um marco de Colonia e um de seus principais pontos turísticos. Pelo que entendi ela é da época de 1745 e já reconstruída diversas vezes.

Puerta de la Ciudadela (Entrada do bairro histórico)


A muralha vista logo após cruzada a Puerta de la Ciudadela


Vista do rio da Prata próximo a Puerta de la Ciudadela (já dentro do bairro histórico) 

Ao passear pelo bairro histórico você irá encontrar casas floridas e um chão de pedras que nos remete há outros tempos. (não vou negar que as flores me trouxeram lembranças da Itália...). É uma delícia apreciar a paisagem devagar (no ritmo local rsrs)...


 Casa localizada no bairro histórico


Casa localizada no bairro histórico

Casas no bairro histórico (ao fundo, rio da Prata) 


Restaurante gracioso próximo a Torre (bairro histórico)

O mais famoso ponto turístico da cidade é a Torre do farol. Não tive muito interesse em subir, pois o vento estava frio, mas deve dar uma boa vista.

 Farol
 Farol
 Farol

O Farol fica próximo a Plaza Major 25 de Mayo, onde você vai encontrar alguns restaurantes com mesas e cadeiras externas. Uma dica que só recebi depois que já tinha ido pra Colonia foi ir ao restaurante El Buen Suspiro. Ele foi muito recomendado para jantar, já que oferece um queijo com vinho muito típico (pedir queijo azul e Malbec da casa é a indicação que recebi). No entanto, esse restaurante parece ser um tanto quanto escondido, então repare nas placas. Ele fica na Calle de los Suspiros, 90 (essa é a rua mais antiga de Colonia).
Disseram que a cidade é linda a noite. Muito romântica. Principalmente, pois as luminárias se acendem e dão uma iluminação muito intimista pro bairro histórico. (eu não cheguei a passar a noite por lá, mas fica a dica).

Plaza Major 25 de Mayo

Nas proximidades da Plaza Major 25 de Mayo encontra-se a Plaza de las Armas, muito próxima a Basílica del Santíssimo Sacramento. Essa é considerada a igreja mais antiga do Uruguai. Pelo que entendi ela foi 'refeita' diversas vezes, tendo sido a primeira construção da época de 1680. Atualmente, a construção é simples e tem traços portugueses e espanhóis.

 Farol visto da Plaza de Armas


Ao fundo, Basílica del Santíssimo Sacramento (o carro parado a direita é a mesa de um dos restaurantes da cidade.... um tanto quanto diferente)

Se você quer comer numa área externa, porém coberta... essa é uma opção diferente


Limites do bairro histórico (Faro)

Bom, agora saindo do bairro histórico vale a pena passar por San Carlos. No caminho do bairro histórico à Plaza de Toros del Real de San Carlos, você vai encontrar um caminho bonito para uma caminhada (mas não pense que dá pra caminhar facilmente de um ponto a outro não, a distância é longa (3km) e é para esse caminho que vale a pena o ônibus turístico que para de 15 em 15min (ou 30 em 30min) em vários trechos desse trajeto; há também ônibus comum, mas não sei falar sobre a periodicidade desses).
Nesse caminho estão vários hoteis e resorts.

Praia do rio da Prata, próximo a Plaza de Toros 


Parada pra descanso no caminho entre bairro histórico e San Carlo

A Plaza de Toros é a única praça de touros em estilo mourisco espanhol do Uruguai. Ela data de 1910 e está desativada. Não se pode entrar no local devido a risco de desabamento.
Ao lado da plaza existe um museu do trem, que é tão pequeno (fica dentro da bilheteria de uma antiga estação) que não achei interessante pagar pra entrar.
Próximo a essa Plaza há também outros museus: Museu dos Tesouros e dos Naufrágios. Eu cheguei a ir até a frente do museu dos Tesouros, mas ao entrar na bilheteria, percebi que não era o tipo de museu que eu procurava (havia grandes esculturas de piratas, etc); parece ser um local interessante para as crianças.
Um pouco mais adiante que a Plaza de Toros há um resort com espaço pra praticas de golf (fica a dica pros amantes desse esporte).

Plaza de Toros


Plaza de Toros vista da entrada do museu do trem 


Entrada do museu dos Naufrágios (meu pai resolveu cumprimentar o pirata)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário