A visita a Santiago foi curta. Passamos lá apenas 1 final de semana (1,5 dia). Então se você quer saber o que dá pra fazer em pouco tempo, aqui podem estar algumas opções.
Chegamos lá numa sexta-feira a noite e ficamos até domingo a tarde, em março.
Logo que chegamos a Santiago já avistamos a cordilheira dos Andes por todos os lados. É lindo ver aquela montanha a partir de qualquer ponto.
Ficamos no Novotel Viactura, próximo ao Club de Golf Los Leones e do shopping Parque Arauto. Muito bom o hotel. As pessoas são muito simpáticas e o serviço é bom.
No sábado pela manhã, acordamos cedo e fomos até a vinícola Concha y Toro. Caminhamos do hotel até o metrô. O bairro é muito bonito, haviam muitas pessoas caminhando, correndo ou andando de bike pelo canteiro central. O lugar me pareceu muito tranquilo.
Pegamos o metro até a estação mais próxima de Concha y Toro ("Las Mercedes", na linha L4 que vai para Plaza de Puente Alto), onde pegamos um taxi até a vinícola.
Canteiro Central da Avenida Vespucio Norte (a caminho do metrô)
Canteiro Central da Avenida Vespucio Norte (a caminho do metrô)
Eu já tinha feito a reserva do passeio guiado pela vinícola com antecedência pela internet (http://www.conchaytoro.com/web/tour-en/types-of-tours/), reservei um tour chamado Marques de Casa Concho Tour, onde além de fazer uma visita guiada pela viña, fizemos uma prova de vinhos e queijos.
Se você não pretende fazer a prova de vinhos para aprender a diferenciar vinhos e tal, não se preocupe que durante o tour normal ocorrem 2 provas de vinho (já inclusas no ticket).
A vinícola é grande e muito bem cuidada. O local é bonito e o passeio vale a pena.
Lá existe uma área própria para aulas, onde podemos ver (e provar) os diferentes tipos de uva, conforme a guia nos explica as diferenças entre elas.
Área de aprendizagem (Viña Concha y Toro)
A primeira prova de vinho ocorre quando acabamos de ver as uvas. Antes de entrarmos na adega (cave).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuaUsW4WiaJwTMce4VgVq2Bd5jbPm-xjp0ht1p8U4Fa_H0uErnEUgjpCaxtZO-6D19sDjfP0Wfl2yCpz6tAsEgC7ZRukVXZmjiCIzjkF-39H5pMmBMuE6M98OnZb79XZsZvCJgYv_4_B0W/s640/IMG_5462.jpg)
Primeira prova de vinhos (inclusa no ticket padrão)
O ponto marcante da visita é o passeio pelo Casillero do Diablo, onde estão os vinhos mais caros.
Entrada do Casillero del Diablo (Viña Concha y Toro)
Casillero del Diablo
A segunda prova de vinho ocorre logo após o Casillero del Diablo e então o tour acaba.
Segunda prova de vinho (vinã Concha y Toro)
Quem escolheu o tour Marques (com prova de vinhos e queijos junto com um sommelier) é direcionado para uma sala grande. São 4 vinhos diferentes... muito bons. Essa prova ocorreu já próximo ao meio-dia, considerando que o café da manhã foi cedinho, não beba tudo que tiver na taça se você não quiser ficar suavemente embreagado. Caso isso ocorra, lá existe um restaurante (que parece bom; não cheguei a comer lá). Acabado a prova, vale passar pela lojinha e comprar alguns vinhos.
Prova de vinhos e queijos com sommelier (viña Concha y Toro)
Prova de vinhos e queijos com sommelier (viña Concha y Toro)
Voltamos então ao hotel para deixar os vinhos e fomos ao Cerro San Cristobal (Parque Metropolitano).
Subimos até o topo com o funicular, porém o teleférico que existia lá em cima estava desativado (segundo a moça da bilheteria, está desativado há anos).
De toda forma, valeu a visita. A vista lá de cima é linda. Mas vale avisar que as lanchonetes lá são muito ruins, então nem pense em deixar para comer algo por lá.
Esses dias li que há um restaurante muito famoso lá em cima chamado Camino Real (www.eventoscaminoreal.cl, 233-1238), mas não cheguei a ver esse restaurante quando fui. Pelo que dizia na reportagem esse restaurante tem uma vista linda e é muito frequentado por diplomatas, etc. (coisa fina...rsrs)
Entrada do funicular para o Cerro San Cristobal
O funicular tem 2 paradas: 1 no zoológico e outra no topo do Cerro. Nós fomos direto ao topo.
Ver Santiago de lá de cima é lindo. Ver a cidade rodeada pelas cordilheiras... lindo.
Vista de Santiago a partir do Cerro San Cristobal
Santiago vista do Cerro San Cristobal
Chegando lá em cima, haverá locais para oração, uma estátua de 14m da Virgem e uma capela.
Virgem (Cerro San Cristobal)
Capela (Cerro San Cristobal)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWjMcVKSeHzdccbQQcVcY7lNbZ2D3SpNFwOUFLEovaxu1TZNrQT8Rn7kug4iPXYfXt7_StnfdEF7XjgXJzOl3T5frctuLLT-bm70Gtp5QF2H1o0OIarNecb857K2TwLueL8WhOCuyjYbcO/s640/IMG_5705.jpg)
Capela (Cerro San Cristobal)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_4LtwC0HdTXtrPm1qCNI87tvZhpUk7_KXDO-QwqHawoo6ppE5_rs5bVy_dzuXDrpg2WRElurG8apdJriwXfvTNgZEBU-ynUvWiVP04lzrxoc3OOrcvRP_B42O6cDzGniSEm-RIKI01RYk/s640/IMG_5718.jpg)
Capela (Cerro San Cristobal)
Um dos espaços para oração (Cerro San Cristobal)
Espaço para preces (Cerro San Cristobal)
Ao descermos, estávamos famintos e fomos a Rua da Constituicion, onde existem diversos bares e restaurantes, além do famoso Pátio Bella Vista.
Essa rua fica muito próxima da entrada do funicular e é fácil ir a pé.
Rua da Constituicion
Lá em Santiago, recebi algumas indicações para comer num restaurante chamado Água para Chocolate, porém, como ainda era cedo (18h) eles ainda não estavam servindo refeição e acabamos comendo num pub ao lado (Dublin). Aproveite para provar o Pisco Sour, drink muito comum no Chile.
Eu achei muito forte, mas tem muita gente que gosta.
Restaurante Água para Chocolate (Rua da Constituicion)
Essa rua tem muitos restaurantes e bares que montam mesas nas calçadas o que deixa o ambiente muito agradável. Segundo o taxista, fora essa rua, as ruas paralelas são perigosas e era bom tomarmos cuidado se fossemos caminhar a pé pelas redondezas.
Restaurantes com mesas ao ar livre na Rua da Constituicion (em frente ao Patio Bella Vista)
O Patio Bella Vista é um centro comercial, inaugurado em 2006 como parte de um projeto de reforma urbana. Lá existem várias lojas de artesanato, restaurantes, livrarias, joalherias e um hotel luxuoso chamado Hotel del Patio.
Parte interna do Pátio Bella Vista (entrada pela Rua Constituicion)
Parte interna do Pátio Bella Vista
Após jantar passeamos um pouco pelo Patio Bella Vista e depois seguimos para o hotel. Tínhamos acordado as 6h e estávamos todos cansados. Na volta, a vista das cordilheiras ao anoitecer foi linda.
Cordilheiras ao anoitecer
No outro dia pela manhã, acordamos cedo novamente pois nosso voo era depois do almoço.
Passamos pelo Parque de las Esculturas e depois no Cerro Santa Lucia.
O Parque de las Esculturas não é nenhum famoso ponto turístico da cidade, no entanto, tem obras de diversos artistas chilenos. O parque foi projetado após uma inundação do rio Mapocho que passa pela cidade em 1982. Entre 1986 e 1988 foram colocadas no parque 30 esculturas de artistas chilenos contemporaneos como: Marta Olvín, Juan Egneau e Federico Assler.
Eu, particularmente, achei muito bonito. Mas a luz da manhã nos ajudou :-)
Parque de las esculturas
Parque de las esculturas
Parque de las esculturas
Parque de las esculturas
Parque de las esculturas
Saindo do Parque de las Esculturas seguimos para o Cerro Santa Lucia (de taxi).
O Cerro Santa Lucia é sem dúvida um lugar lindo. Vale a pena subir até o topo para ver a cidade de lá.
O Castelo não estava aberto no momento em que estávamos por lá; uma pena, gostaria muito de ter entrado.
Entrada do Cerro Santa Lucia
Catillo Hidalgo (Cerro Santa Lucia)
Vista do topo do Cerro Santa Lucia
Nenhum comentário:
Postar um comentário